A fogueira remete às conversas em roda, onde comemos, conversamos e contamos histórias, do sabat às nossas festas juninas. Ao mesmo tempo, ela é símbolo histórico de perseguição, caça às bruxas e queima de hereges. Aqui no lado b, a fogueira é uma seção em áudio com convidadas e convidados compartilhando sobre perseguição, cancelamento, a vida após o peak trans (na academia e fora dela), o que isso tudo tem a ver com o atual estágio de disrupção das relações bióticas e outros papos de interesse feminista e ecológico. Meu objetivo é navegarmos juntas pela complexidade da caça às bruxas da era ciborgue em meio à crise epocal do capitalismo.
A nossa convidada de estreia começou a perceber que havia algo errado com a narrativa hegemônica da esquerda quando, nas eleições de 2022, ela foi hostilizada por questionar o quanto mulheres trans podem realmente representar politicamente as mulheres, sobretudo porque estas estão ocupando as cotas femininas no Congresso. De lá para seu peak trans foi um pulo - e para o aumento da hostilidade horizontal também.
Acompanhe o trabalho de Mariana Waechter no Instagram @mari.waechter. Você pode sugerir pessoas para sentarem na fogueira nos comentários ou neste formulário.
Ouça a este episódio com um teste grátis de 7 dias
Assine lado b para ouvir este Post e ganhe 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de Posts.