A fogueira remete às conversas em roda, onde comemos, conversamos e contamos histórias, do sabat às nossas festas juninas. Ao mesmo tempo, ela é símbolo histórico de perseguição, caça às bruxas e queima de hereges. Aqui no lado b, a fogueira é uma seção em áudio com convidadas e convidados compartilhando sobre perseguição, cancelamento, a vida após o peak trans (na academia e fora dela), o que isso tudo tem a ver com o atual estágio de disrupção das relações bióticas e outros papos de interesse feminista e ecológico. Meu objetivo é navegarmos juntas pela complexidade da caça às bruxas da era ciborgue em meio à crise epocal do capitalismo.
O primeiro na fogueira de 2025 está no clima verão mil graus. Celina Lazzari, da MATRIA - Associação de Mulheres Mães e Trabalhadoras do Brasil, a primeira e única organização de mulheres dedicada a defender os direitos de mulheres e meninas baseados no sexo no país, sentou comigo para um papo sincero sobre cancelamento, feminismo, a dura realidade da esquerda brasileira hoje quando o assunto é direitos das mulheres, brechas à direita, críticas, tretas, dificuldades e conquistas do primeiro ano de MATRIA. O papo também foi uma oportunidade para colocar alguns pingos nos is acerca do trabalho da organização e de seu caráter apartidário, que acaba por agregar mulheres dos mais diferentes perfis, ideologias, classes, cores e crenças. Não perde tempo, dá o play e vem com a gente 🔥
Para conhecer o trabalho da MATRIA, acesse: https://www.associacaomatria.com e https://www.instagram.com/matria_mulheresassociadas.
Ouça a este episódio com um teste grátis de 7 dias
Assine lado b para ouvir este Post e ganhe 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de Posts.